sexta-feira, 20 de maio de 2016

ESPECIAL " LENDAS DA GUITARRA" - SLASH

Slash, Papos de Rock
Como de tradição nas terras britânicas, de trazer ao planeta Terra grandes músicos do cenário mundial, nasceu, no dia 23 de julho de 1965, nos arredores de Hampstead, cidade de Londres, Saul Hudson, que mais tarde, ficaria conhecido como Slash ( tal apelido foi dado por um amigo de seu pai, por conta de seu comportamento "elétrico"), um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Filho de Ola Oliver, figurinista competente, que já trabalhou com diversos artistas do rock (Jonh Lennon foi um deles) e Anthony Hudson, criador de capas de discos, Slash se mudara, no ano de 1970, para Los Angeles (EUA),cidade esta onde iniciaria sua trajetória no mundo da música. Durante este período, foi fortemente influenciado pela música, devido ao trabalho de seus pais. Sofreu com o divórcio deles, no início de sua adolescência, se tornando bastante rebelde e transgressor, tendo rara presença nas salas de aula, devido as constantes expulsões sofridas nas diversas escolas que estudou.
Slash, quando criança
Aos 16 anos, Slash formou sua primeira banda, "Tidus Sloan", juntamente com Steven Adler, onde mais tarde, seriam integrantes do Guns N' Roses. Em 1984, Ele e Adler se juntaram a uma banda chamada "Hollywood Rose", liderada por um vibrante vocalista chamado Axl Rose e o guitarrista Izzy Stradlin, onde pouco tempo depois, passaria a se chamar Guns N' Roses. Com o Guns, Slash conseguiu grande projeção mundial, produzindo cinco álbuns que abalariam por completo o mundo da música, entrando na galeria dos melhores do Rock (o "Appetite for Destruction" foi um excelente cartão postal). Depois do término da banda, ele integrou o Snakepit, em dois álbuns, e ajudou a fundar, juntamente com Duff Mckagan, Izzy Stradlin e Matt Sorum, o Velvet Revolver, compondo dois álbuns (Contraband em 2004, e  Libertad em 2007). Em 2007, ingressou na calçada da fama de Hollywood. Do ano de 2010 a 2014, produziu três discos para a sua carreira solo ( "Slash" em 2010, "Apocalyptic Love" em 2012, e "World on Fire" no ano de 2014).
A primeira banda que Slash admirou no mundo do rock foi o Aerosmith, através do disco "Rocks" (Conheça o álbum "Rocks" do Aerosmith: CLIQUE AQUI ), sendo o seu disco favorito até os dias atuais, considerando que este marcou um período importante de sua vida.
Gibson Les Paul, Slash
Guitarra que Slash Utiliza a mais de 20 anos
Suas influências musicais estão ligadas a nomes como Jimmy Page ( ele atribui grande parte de sua inspiração a ele) e Van Halen. Com relação as suas construções guitarrísticas, possui um timbre singular,  e apresenta riffs e solos com pegada Hard Rock,  mesclando blues e jazz ao som pesado (suas bases também tem elementos do heavy metal), e até frases bastante usadas no Punk Rock, quando estava em início de carreira. Sua mescla resulta em um som vigoroso, encaixando com perfeição frases melódicas a bases pesadas, produzindo assim solos marcantes e riffs memoráveis, tais como "Sweet Child O' Mine", November Rain", Welcome to the Jungle", dentre outros.
Seu instrumento preferido é a guitarra Gibson Les Paul Standart 1959, com a qual toca a mais de duas décadas, plugada sempre em equipamentos da marca Marshall.

Confira abaixo alguns momentos memoráveis da carreira deste magnífico guitarrista:

8 comentários:

  1. Um dos meus preferidos... vi um dos do guns uma vez aqwui no brasil..vlw.Rony metal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Rony e olha que eles tocarão aqui no Brasil esse ano.Será um grande show.Abraço!

      Excluir
  2. Na minha opiniao este cara fez muito pela música no final dos anos 80, junto com o guns. o guns e o nirvana levantaram o rock naquela época e por isso devem ser considerados como gigantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Jhony. O Guns ajudou e muito a reestruturar o rock no final dos anos 80, que vivia uma grande crise, deixando sua marca na história.

      Excluir
  3. Poderoso Slash. que bom que voltou ao guns.querendo ver ao vivo seu show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine! Já está acontecendo algumas apresentações do Guns com Slash. Em breve posto aqui no blog.

      Excluir
  4. Meu preferido de todos. Amo o guns e o Slash!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!