segunda-feira, 31 de março de 2014

ESPECIAL “LENDAS DA GUITARRA” – JIMMY PAGE

Jimmy Page
O dia 9 de janeiro de 1944 poderia ter sido um dia qualquer, mais ficou marcado por um grande acontecimento: Nascia, nos subúrbios de Londres, Inglaterra, em Heston, James Patrick “Jimmy” Page, que anos mais tarde, se tornaria uma das personalidades mais importantes do rock. Aos 12 anos, Jimmy teve o seu primeiro contato com a guitarra, da qual foi encontrada por ele, em um porão da sua nova residência, em Surrey. Tal momento foi muito significativo, pois a partir daí, Jimmy decidiu aprender e se aprimorar no conhecimento daquele instrumento, na maioria das vezes, esta aprendizagem ocorreu de forma autodidata. Dois anos depois, Page foi convidado a integrar uma banda, da qual aceitou prontamente. Suas influências encontravam-se nas raízes do blues de B. B. King, Otis Rush, Freddie King e outros renomados da época. Neste meio tempo, foi trabalhando como músico de estúdio, através do qual, participou de lançamentos de singles bem sucedidos, chegando a ser contratado por grandes empresários do cenário musical, incluindo o do Rolling Stones. Nesta época também, chegou a tocar com músicos como Eric Clapton, do qual quase o substituiria, em 1965, na banda “Yardbirds”.
Ao longo da década de 60, já se tornara um músico bastante respeitado e requisitado, devido a habilidade e versatilidade exibida em suas apresentações, bem como sua inteligência nas criações guitarrísticas e harmônicas. 
No ano de 1968, já havia abandonado o trabalho nos estúdios, para dedicar-se a alavancar uma banda ao qual integrava que neste mesmo ano mudou de nomenclatura, passando de The New Yardbirds, para Led Zeppelin. Em tal grupo, juntamente com os demais integrantes, Jimmy Page demonstrou toda a sua criatividade, esbanjando técnica, e produzindo as bases do rock pesado, que influenciou a maioria das bandas que surgiram depois. Nestes períodos ainda, Page começara a utilizar constantemente drogas, e a evidenciar seu interesse pelo ocultismo, sendo admirador confesso de Aleister Crowley. Após a separação do Led Zeppelin, ocorrido no ano de 1980, após a produção de dez álbuns, Page continuou atuando na música, de formas pontuais, ora por meio de participações em eventos, produções de álbuns a convite de outros músicos, bem como na formação de grupos que não continuaram a atuar juntos, inclusive com membros antigos do Zeppelin. 
No ano de 2006, ingressou, juntamente com os demais integrantes do Led Zeppelin, no Hall da Fama, eternizando definitivamente seu nome entre os maiores de todos os tempos. Seu instrumento mais utilizado durante a carreira foi a mística guitarra Gibson Les Paul, na qual a adequou constantes vezes, para atingir o som do qual desejava imprimir.

Para concluir tal tributo, confira um dos melhores solos da história: “Stairway to Heaven”, que traduz com perfeição a brilhante carreira desta lenda eterna, da qual influenciou significativamente o modo de tocar guitarra.

Um comentário:

  1. Considero ele como o melhor guitarrista de todos os tempos.Gênio o cara.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!